quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Piscas no guidão - Parte I

Como os suportes dos piscas para o guidão estão vindo e hoje tive um tempo livre, aproveitei para trocar as setas de lugar: passei as tipo foguete para frente e as originais ficaram na parte traseira. E para deixar a fiação pronta, improvisei uns suportes "tabajara" com tampas para gabinete de computador. Agora é só trocar quando os outros suportes chegarem.



Vejam que a frente já ficou mais limpa. O farol menor também já foi encomendado.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Diagrama elétrico

Como os próximos passos são trocar o farol, inverter os piscas e colocar os dianteiros no guidão, já vou começar a estudar a elétrica da moto.

Farol encomendado :)

Coragem criada, encomendei o farol:

Na verdade vem o par, então ainda posso fazer uma graninha com o outro, rs.
Comprei pelo Mercado Livre, mas segue o link da loja:

E antes que eu esqueça, o link também dos suportes de pisca para o guidão:


O farol custou R$ 95,80 e os suportes, R$ 49,91, ambos com frete.



Suportes de pisca encomendado

Encomendei hoje os suportes de piscas para o guidão:

Agora é criar coragem e comprar os faróis pra mexer uma vez só na parte elétrica. Quer dizer, depois tenho que colocar a ignição do lado, retirar o painel e colocar os fios dos comando de punho dentro do novo guidão.


sábado, 26 de novembro de 2011

Atualizando o projeto

  1. colocar um guidão mais baixo: estou pesquisando bastante, pois gostei da posição do atual e talvez opte por colocar um ape hanger (seca suvaco) de 30 cm, 10 a mais que o original;
  2. setas no guidão;
  3. farol menor;
  4. deixar somente o velocímetro no painel;
  5. filtro de ar esportivo: colocado mais retornei o anterior pois será necessário regular o carburador;
  6. tanque de combustível estilo 883;
  7. colocar um acento menor e de couro;
  8. ignição na lateral;
  9. setas traseiras no paralama;
  10. trocar o suporte de placa e a lanterna traseira;
  11. cortar os paralamas;
  12. alforges de couro (serão retirados no final do projeto): colocado

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Chegou o Alforge

Hoje chegou o Alforge que comprei no Ebay. Com nota e sem imposto, maravilha. Não resisti e coloquei na moto hoje mesmo, mas amanhã terei que tirar para colocar uma arruelas para não estragar o mesmo.





Havia esquecido de colocar o valor, pois comprei antes da Viúva Negra. O custo foi R$ 142,00.

Dicas para regulagem do carburador

A regulagem é o seguinte: com o motor quente aperta o parafuso de um dos carburadores a té perceber que da falta de gasolina , vai dando a impressão que para de funcionar , ai vai desatarrachando o parafuso lentamente até perceber que o motor fica cheio , trabalhando mais redondo , depois faz o mesmo no outro carburador , se ficar acelerado , regula a abertura da da entrada de ar no parafuso embaixo do tanque no lado esquerdo aquele com um cabinho , se ficar muito lento regula no mesmo parafuso , para quem não tem prática na regulagem de carburadores , fica meio complicado porque a regulagem varia com tipo de gasolina , altitude , temperatura , ai tem que ir dando retoques na regulagem até ficar legal , depois procura usar o mesmo tipo de gasolina com o qual foi regulado , eu limpei meus carburadores a mais ou menos seis meses e uso gasolina aditivada , nunca mais precisei regular.

Manutenção e Preparação Básica

1. CONCEITOS
1.1-Mistura rica/pobre

Para os que não conhecem o termo: A mistura é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que não é nem rica, nem pobre.

1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre

Pobre: Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando). Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou seca. Em alguns casos pipocos no escape ao reduzir, e a já conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que pode até causar superaquecimento.

Rica: Embrulhadas na subida de giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escape e cheiro de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de torque em marchas curtas.

1.3-Dicas de regulagem de carburador

O ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do acelerador.Isso se consegue com um carburador em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:

1- Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na marcha lenta).
2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.

Confira ainda:

1.4-Compressão da câmara e sistema de escape

A mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escape, muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som da explosão, o que não é verdade.

Em baixas rotações, visto que pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a próxima queima a seguir.

2. MODIFICAÇÕES BARATAS QUE VISAM PERFORMANCE
2.1-Escape mais livre

Essa é geralmente a primeira e mais divertida das modificações que se faz numa moto, visando desempenho ou qualquer um dos outros benefícios que ela traz.

Seguindo a linha de raciocínio explicada no item 1.2, um escape mais aberto (que dê mais vazão de ar) do que o original, tende a incrementar desempenho em altas rotações, pois os gases queimados serão expulsos com mais facilidade. Da mesma forma, ele tende também a prejudicar o torque em baixas rotações, pois os gases velhos, que ficavam na câmara e ajudavam na compressão, também serão expulsos com mais facilidade. Dessa forma, se seu escape esportivo deu potência em alta e tirou torque em baixa, saiba que ele é um bom escape. Caso o inverso aconteceu, você pode ter comprado um escape mais restritivo do que o original. Certifique-se disso ao comprar o seu, nem todos os escapes barulhentos à venda são mais livres. Se vc instalou o escape e o giro do motor automaticamente subiu, não fique feliz. Vc pode ter comprado um escape retritivo, e não esportivo. Escapes esportivos (mais liberados) devem descer o giro ao serem instalados na moto que antes estava usando o original. E a correção necessária deve ser feita no parafuso de ar.

Instalar um escape mais livre tente a desregular a mistura, e é necessário enriquecê-la após essa modificação. Fazendo essa modificação é de se esperar, além do desempenho maior, um maior consumo.

Além do desempenho, os escapes esportivos tem mais 2 benefícios: Um barulho mais agradável e alto, e por ser mais alto, pode fazer o motoqueiro mais fácil de ser percebido pelos carros, colaborando com a segurança.

2.2-Sistema de filtragem de ar com mais vazão

Improvisando um sistema de filtragem de ar com mais vazão tb dá potência. Fará com que mais ar entre, fará com que a mistura fique pobre e então vc a enriquece para voltar a ser ideal.

Essa modificação, assim como a anterior, gera a necessidade de ajustar a mistura, mais potência, e por consequência, mais consumo.

A opção mais interessante é instalar um filtro cônico automotivo. É feito de papel, é barato e simples. É o mesmo que se usa em carros. Se acha em lojas de tunning e no mercado livre, faça uma busca lá q vc acha bastante. Basta comprar, tirar fora o filtro original com caixa do filtro e tudo, e instalar o filtro cônico direto na boca do carburador. Guarde o filtro original e a caixa dele pra quando vc for vender a moto.

Instalar um filtro cônico vai empobrecer tanto a mistura que não será possível enriquecê-la novamente com a moto original. Vai ser preciso trocar o giclê de alta por um maior. Por ex. Se a sua moto usa giclê de alta 100, vc precisará de um 105, 110, 115. O acerto do novo giclê é na base da tentativa e erro (o giclê não é caro).

Não entendeu nada??? Assim: A sua moto joga uma quantidade equilibrada de ar e gasosa. Se vc coloca um filtro cônico, entra tanto ar, que mesmo que vc acelere tudo, a gasosa que o carburador joga pra dentro não é suficiente pra casar com todo aquele ar: Mistura pobre (excesso de ar, falta de combustível). É tanto ar que não dá pra equilibrar com o giclê original. Vc vai precisar de um giclê maior, que permita ao carburador jogar mais gasosa, pra equilibrar com todo aquele ar que está entrando. Resumindo: Vai correr bastantão.

Outra opção mais simples mas muito menos eficiente do que o filtro cônico, é tirar a tampa da caixa do filtro de ar. Por exemplo, muita gente tira a tampa da caixa do filtro de ar na Honda Biz. Dizem que dá um incremento substancial no desempenho da Biz. Caixa de filtro sem tampa também engrossa muito o som da moto (qualquer moto), independentemente do escape instalado. É o mesmo som que faria se não tivesse filtro.

Note ainda que ao fazer a sua modificação, fica sob sua responsabilidade fazer de um jeito que não entre água no motor através do filtro de ar. Isso pode causar fundição do motor. O filtro cônico também é impróprio pra quem anda em estrada de terra.

Atenção: Jamais rode sem filtro nenhum, nem que seja por pouco tempo. Andar sem filtro reduz muito a vida útil do motor.

2.3-Aumento da taxa de compressão (ou rebaixamento de cabeçote)

O ideal seria calcular o novo volume da câmara para obter um acréscimo de no máximo 0,5:1 a 0,7:1 na taxa final. Mas como muita gente não tem conhecimentos suficientes para um cálculo tão específico, a seguinte medida é uma medida padrão, que poderá ser aplicada em qualquer motor em questão. Uns a taxa irá aumentar mais com essa medida, outros, menos. A medida é 0,6 mm. Leve o cabeçote em uma retífica de bom nome no mercado, e peça para plainar o cabeçote em 0,6 mm. Esse serviço normalmente tem um custo de 20 a 30 reais. Além disso, ainda tem o custo da mão-de-obra.

Um problema que pode ocorrer: Se a gasolina que vc tem a disposição em sua cidade não for de qualidade, junto com um clima bem quente, pode ser que no seu motor ocorra pré detonação. O barulho da pré detonação é parecido com estalos de metais baixos no interior do motor. É muito prejudicial e pode até furar o pistão.

Solução para o problema: Calma, não precisa comprar outro cabeçote, nem fazer sanduiche de juntas, basta enriquecer a mistura. Se persistir, terá de atrasar o ponto de ignição até o problema parar.

Será muitro difícil ter pré-detonação com esse aumento de taxa, pois as fábricas colocam uma margem de segurança bem grande. Mas se isso ocorrer, basta proceder como descrito acima.

2.4-Carburador maior

Começa a ficar mais chata a coisa, pois precisa bater o coletor, o bocal do sistema de filtragem de ar e etc. Procure um carburador com venturi de 2 a 4 mm maior. Talvez dê para usar o mesmo coletor de admissão. Caso não der, peça para um torneiro tornear o perímetro externo do venturi para diminui seu diâmetro externo e caber no coletor. Já o bocal do sistema de ar, se não couber, pode abortar a caixa de filtro original, e usar um filtro esportivo cônico automotivo no lugar, irá fornecer uma vazão de ar muito maior, gerando mais potência. Quem não quer investir em um carburador maior, ter todo esse trabalho, pode apenas enriquecer a mistura e utilizar o filtro cônico, já irá dar uma melhora.

2.5-Trabalho nos dutos do cabeçote

Serviço mais complexo e poucas pessoas sabem fazer. Mas se vc tiver uma micro retífica em mãos, poderá tirar ressaltos de má fundição do cabeçote nos dutos de admissão e escape, aumentar 0,5mm no diâmetro de ambos os dutos, e fazer polimento SOMENTE no duto de escape

2.6-Maior folga no eletrodo da vela

Quanto maior a folga no eletrodo da vela, maior será a centelha, e melhor será a queima. Porém, quanto maior a folga, maior o risco da centelha falhar. O ideal é ir abrindo a folga do eletrodo de 0,05 mm, até chegar a hora que falhar, quando falhar, vc volta 0,05mm. Se falhar de forma irregular, volte mais 0,05mm, até não falhar de forma alguma.3.

MODIFICAÇÕES CARAS QUE VISAM PERFORMANCE[/color]
3.1-Aumento de cilindrada

Esse é o ganho de potência e torque garantido, porém, o investimento se torna o problema. Para motos que já estão com o motor bem rodado e necessita de retífica, pode-se aproveitar a retífica para abrir mais no diâmetro. No caso das CG's 125, pode se utilizar o pistão da CBX150 aero, que irá gerar em torno de 150cc na CG. Não é bom passar de 25cc de aumento somente no diâmetro, pois logo terá problemas com refrigeração.

3.2-Troca de motor

Outra técnica bastante eficiente, mas cara: Compre um motor de, por exemplo, da CBX Strada, e instale na sua moto. É possível achar isso em leilões, desmanches, etc. Porém, tais motores são usados, e podem esconder defeitos. A adaptação do motor de Strada em Titan é razoavelmente simples, porém já vi quem instalou motor de Strada em Kasinsky Cruise II. Já ouvi boatos também de motor de Titan em Biz. Nesse caso, teria-se uma biz com motor 125, com 5 marchas e com embreagem.

Motor roubado: Roubada que eu não recomendo pra ninguém. O licenciamento do novo motor morre em mais de R$ 100,00, mas se a polícia pegar seu motor adulterado, sua moto é apreendida. Além de que a próxima moto roubada para alientar o mercado de peças roubadas pode ser a sua.

4. MODIFICAÇÕES QUE NÃO ALTERAM A PERFORMANCE
4.1-Alterar a relação secundária

Trocar o pinhão ou a coroa. O pinhão e a coroa compõem a relação secundária. São as rodas dentadas onde vai a corrente e que transmitem a força do motor à roda traseira. O pinhão vai no motor e a coroa na roda traseira. Colocar um pinhão com um dente a mais aumentará a relação secundária, fazendo com que a moto tenha marchas mais longas, mais velocidade final, porém menos aceleração. É um esquema simples: Tudo que vc ganhar em final, é pq perdeu em aceleração. O esquema inverso, colocar um pinhão com um dente a menos, reduz a relação secundária, faz a moto acelerar mais rapidamente, reduz as marchas e tira velocidade final.

(*Créditos - Fórum Pequenas Notávieis)
Fonte: http://flyboyz.forums-free.com/tutorial-manutencao-e-preparacao-basica-t15.html

Vista explodida do carburador da Mirage 250




CODNomeQtdPPS Unit.(**)
013200HJ8200CONJ DO CARBURADOR1 R$ 2.503,00
013200HJ8250CONJ DO CARBURADOR1 R$ 2.996,00
113301HG5100CONJ DA CAMARA DE MISTURA1 R$ 449,00
213302HG5100CONJ DA CAMARA DE MISTURA1 R$ 452,00
313303HG5100VALVULA DE ACELERACAO (BORBOLETA)2 R$ 12,00
413304HG5100PARAFUSO4 R$ 0,50
513305HG5100BUJAO2 R$ 2,00
613306HG5100ANEL DE VEDACAO2 R$ 1,00
713307HG5100MOLA (CO)2 R$ 1,00
813308HG5100AJUSTADOR2 R$ 6,00
913309HG5100ARRUELA2 R$ 0,50
1013310HG5100TAMPA DO DIAFRAGMA2 R$ 53,00
1113311HG5100MOLA (CO)2 R$ 8,00
1213312HG5100PARAFUSO2 R$ 3,00
1313313HG5100ANEL2 R$ 3,00
1413314HG5100MOLA (CO)2 R$ 1,00
1513315HG5100ANEL "E"2 R$ 1,00
1613316HG5100ANEL1 R$ 3,00
1713317HG5100VEDADOR1 R$ 2,00
1813318HG5100PARAFUSO2 R$ 1,00
1913319HG5100ANEL1 R$ 8,00
2013320HG5100MOLA (CO)1 R$ 2,00
2113321HG5100GUARNICAO1 R$ 1,00
2213322HG5100CONJ DO EIXO1 R$ 57,00
2313323HG5100ANEL DE VEDACAO2 R$ 11,00
24/113324HJ8200GICLE PRINCIPAL N 90 (DIANT)1 R$ 10,00
24/113324HJ8200KBRGICLE PRINCIPAL Nº 90 (DIANT)1 R$ 2,82
24/213325HJ8200KBRGICLE PRINCIPAL Nº 87,5 (TRAS)1 R$ 1,69
24/213325HJ8200GICLE PRINCIPAL Nº 90 (TRAS)1 R$ 6,00
2513326HG5100GUARNICAO2 R$ 2,00
2613327HG5100PARAFUSO2 R$ 5,00
2713328HG5100ARRUELA2 R$ 0,50
2813329HG5100PARAFUSO2 R$ 5,00
2913330HG5100ARRUELA2 R$ 2,00
30/113331HJ8200GICLE DE AGULHA (AB) (NJ)1 R$ 34,00
30-213332HJ8200GICLE DE AGULHA (AB) (NJ)1 R$ 34,00
31/113333HJ8200AGULHA DO PISTONETE1 R$ 30,00
31-213334HJ8200AGULHA DO PISTOINETE1 R$ 30,00
3213337HG5100ANEL2 R$ 2,00
3313338HG5100CONJ DO DIAFRAGMA2 R$ 160,00
3413339HG5100PLACA1 R$ 15,00
3513340HG5100CONJ DA ALAVANCA1 R$ 23,00
3613341HG5100CONJ DO SUPORTE1 R$ 33,00
3713342HG5100KBRPORCA1 R$ 0,50
3813343HG5100ARRUELA1 R$ 4,00
3913344HG5100MOLA (CO)1 R$ 8,00
4013345HG5100CONJ DO EIXO1 R$ 17,00
4113346HG5100CONJ DO EIXO DE ACELERACAO1 R$ 19,00
4213347HG5100ALAVANCA DE PARTIDA1 R$ 25,00
4313348HG5100ANEL "E"1 R$ 0,50
4413349HG5100CONJ DO SUPORTE1 R$ 38,00
4513350HG5100PARAFUSO2 R$ 0,50
4613351HG5100CONJ DO PARAFUSO DE AJUSTE1 R$ 74,00
4713352HG5100CUBA DO CARBURADOR2 R$ 97,00
4813353HG5100SUPORTE1 R$ 23,00
4913354HG5100PARAFUSO8 R$ 0,50
5013355HG5100PLACA1 R$ 13,00
5113356HG5100ANEL DE VEDACAO4 R$ 2,00
5213357HG5100NIPLE1 R$ 14,00
5313358HG5100MANGUEIRA1 R$ 7,00
5413359HG5100EIXO DO ACELERADOR1 R$ 19,00
5513360HG5100NIPLE1 R$ 12,00
5613361HG5100MOLA (CO)1 R$ 8,00
5713362HG5100MANGUEIRA1 R$ 2,90
5813363HG5100MANGUEIRA1 R$ 17,00
5913364HG5100GICLE DE MISTURA DE AR (PAJ)1 R$ 8,00
6013365HJ8200GICLE DE MISTURA (PJ) Nº 202 R$ 26,00
6113366HG5100TAMPA2 R$ 2,00
6213367HG5100SUPORTE DA GUIA2 R$ 10,00
6313368HG5100MOLA (CO)2 R$ 9,00
6413369HG5100CONJ DO EMBOLO2 R$ 7,00
6513370HG5100PARAFUSO1 R$ 4,00
6613371HG5100MOLA (CO)1 R$ 2,00
6713372HG5100MOLA (CO)1 R$ 3,00
6813373HG5100PARAFUSO1 R$ 4,00
6913374HG5100FILTRO2 R$ 8,00
7013375HJ8230CONJ DA VALVULA DE AGULHA (VS)2 R$ 57,00
7113376HG5100ANEL DE VEDACAO2 R$ 2,00
7213377HG5100FILTRO DA AGULHA2 R$ 0,50
7313378HG5100PINO2 R$ 2,00
7413379HG5100BOIA2 R$ 40,00
7513380HG5100PARAFUSO2 R$ 3,00
7613381HG5100MANGUEIRA2 R$ 4,00
7713382HG5100NIPLE1 R$ 7,00
7813383HG5100MANGUEIRA1 R$ 16,00
7913384HG5100PRESILHA2 R$ 2,00
8013385HG5100PARAFUSO6 R$ 0,50
8113386HG5100MOLA (CO)1 R$ 3,00

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mirage com pisca no guidão


Eis o que pretendo fazer na minha moto: pisca no guidão e usando o suporte vendido na Prover Motos. E ainda tem o bagageiro estilo churrasqueira no lugar do acento do garupa.

Filtro de ar - Parte II

Hoje fui testar a VN com o filtro de ar novo. Já havia lido que, com a troca do filtro por um esportivo, é necessário regular o carburador para acertar a mistura, mas não sabia os efeitos.
Em baixa rotação a moto rodava normal, mas bastava acelerar que ela engasgava e demorava a pegar velocidade. Passei no mecânico perto de casa e ele confirmou o que eu li e me cobrou R$ 150,00 para fazer a regulagem. Pensei: melhor eu voltar o filtro original e acertar isso depois que eu fizer o curso de mecânica.
Li em um fórum o relato de um proprietário de M250 que colocou o filtro de ar da Suzuki Yes, o preço: R$ 9,00. Na autorizada da Kasinski não tem para a Mirage carburada e o da injetada, R$ 70,00. Então fui no Cristiano (Cristiano Motos). Ele me explicou o seguinte: provavelmente o filtro que coloquei estava pequeno e não permitia a entrada de ar ideal. Que eu poderia colocar um de carro e fazer o teste. Passei na 210 acessórios e comprei o filtro por R$ 45,00. Coloquei lá mesmo e vim rodando com a VN. Realmente a moto parou de engasgar, mas ainda preciso acertar a regulagem. O Cristiano me cobrou R$ 60,00 para isso. Por coincidência ele estava consertando uma Mirage 250 Premier. Muito bonita a moto.

Diferença entre os filtros de ar.

Novo filtro de ar instalado.

Custo: R$ 45,00 no filtro de ar.
Prejú: R$ 21,00 do filtro de ar anterior que não será usado.
Investimento futuro: R$ 60,00 na regulagem do carburador.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Filtro de ar

Hoje troquei o filtro de ar por um esportivo.

O filtro de ar fica dentro desta tampa cromada.

Tampa removida.

Eis o filtro de ar. Imundo.

Filtro de ar removido.

Agora vem a pior parte: remover a caixa de ar, que está presa em um suporte parafusado abaixo do tanque. Foi preciso retirar o tanque.

O tanque fica preso por dois parafusos que ficam embaixo do acento.

Suporte removido.

Infelizmente o diâmetro do filtro de ar é menor que o da entrada, por isso precisei fazer uma adaptação. O que consegui foi uma roda de automodelo com pneu de espuma. Retirei metade da espuma. A roda sem espuma encaxou no filtro e a parte com espuma, na entrada de ar. Passei superbonder na espuma para enrurecê-la. Vou procurar um adaptador melhor, ou quem sabe colocar um filtro de ar para carro, que tem o mesmo diâmetro.

Adaptação para o filtro de ar: uma roda de automodelo :)

A moto com o filtro de ar esportivo.

Amanhão vou rodar com a moto para testar e ver se precisa de ajustes por causa da troca. O filtro de ar custou R$ 21,00 mais R$ 1,40 da abraçadeira.