quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Itens comprados

Acabei de comprar os retrovisores para a ponta do guidão e uma ignição para a VN.

Retrovisores: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130606951412&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123#ht_2789wt_1267
Sairam até agora por R$ 43,70 Mais de R$ 150,00 mais barato que aqui.

Ignição: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330658443051&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123#ht_1180wt_1140
Se essa ignição servir, não vai ser preciso alongar os fios na VN e se eu quiser, deixo a original para trava do guidão. Ficou por menos de R$ 40,00 e frete grátis :)

Parece que o escape vai ser alterado. O Alder fez um barulhento pra injetada dele e perguntou se quero um no estilo, claro que sim, rs. Então a manta térmica vai ficar pra depois. O banco ainda não decidi se reformo o original ou tento fazer um. Então, na lista do post anterior, faltou o bagageiro que não tem como, terei que comprar, mas não agora.

Para não esquecer

Como parece que a customização não vai parar, segue algumas dicas:

Pneu:
Bridgestone Exedra 160/80/15
A medida ideal é essa: 160/80/15

Luzes:

termotape:

gel para banco:



domingo, 18 de dezembro de 2011

Sempre aprendendo - parte I

Sobre o pisca foguete pifado, agora pifou de vez :-) Vamos ao aprendizado:
Esse modelo de  pisca é de metal e vem somente com um fio: o positivo. O negativo é o aterramento, no chassi. O guidão que tinha na VN era cromado e o cromado é condutor. Como os piscas ficam parafusados nos manetes e estes estão em contato com o guidão, ficam aterrados. Acontece que o guidão, por mais que seja de metal, é pintado. Consequentemente não conduz corrente.
Então porque a seta da esquerda (ligada à embreagem) funcionou e a outra (ligada no freio) não? Há fios conectados no manete da esquerda, mas não me perguntem pra que servem, ainda não pesquisei. Já no do freio, há uma espécie de interruptor, que faz com que a luz de freio seja acionado quando pressionamos, mas os fios não tem contato com o metal.
E depois de cortar fio, soldar fio, testar lâmpada e quebrar a lâmpada, percebi que o problema era esse. A solução: fazer uma ponte entre o parafuso do suporte de metal que segura o cabo do acelerador (sim, o cabo é de metal e transmite energia) até o suporte do manete do freio. Funcionou.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Novas fotos da VN

Eis a Viúva Negra com mais partes em preto fosco.







No restante do escape vou colocar manta preta.
Os protetores da bengala, que são cromados, vou mandar tirar na próxima revisão.
Agora é aprender a remover as outras tampas cromadas para pintá-las.

O que ainda preciso colocar na primeira faze do projeto:


  1. bagageiro tipo churrasqueira;
  2. manta térmica preta no restante do escapamento;
  3. retrovisores nas pontas do guidão;
  4. reformar o acento.

Guidão instalado

O guidão chegou ontem e já está instalado.
Tirar as manoplas do guidão antigo foi fácil. Segui a dica de borrifar WD entre o guidão e a manopla e ela saiu fácil, tanto que fiquei com medo de não dar no novo. A manopla do lado do acelerador é solta e sai junto com o comando de punho.
A única coisa que tive que fazer foi o furo para a trava do acelerador e mesmo medindo consegui furar errado, rs.
A posição de pilotagem ficou do jeito que imaginei, só falta um passeio teste ao Jerivá :-)
Infelizmente uma das setas pifaram. Pelo que vi, o fio partiu dentro dele e parece impossível consertar.









Aproveitei o entusiasmo e o spray para pintar algumas partes da VN. Ainda estão secando e preciso lavar a motoca antes de instalar, daí posto fotos.









quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Primeira alteração no projeto

Conforme dito no post anterior, estava pesquisando um jeito de alterar o painel, deixando apenas o velocímetro e as luzes espias. Queria uma maneira que fosse reversível, pois a maneira mais fácil que encontrei inutilizava o painel original.
A solução para o velocímetro foi fixá-lo na bengala com abraçadeiras. Já a ignição ficaria abaixo do tanque, necessitando somente de uma chapa de metal para parafusá-lo. O grande problema são as luzes espias, que não encontrei solução. Aliado a isso, descobri um fio partido no chicote do painel, o que deixava sem funcionar o conta giros e a luz de neutro.
Então decidi que, enquanto não compro um painel digital (http://www.jokermotorcycles.com.br/para-moto-paineis-instrumentos-painel-digital-2701-acewell-p-459.html), vou manter o original. Mas como ele fica desproporcional ao novo farol...
Resolvi colocar dois farois. O farol eu já tinha, pois comprei o par. Então comprei um pedaço de chapa de alumínio e spray preto fosco.
A peça já cortada e pintada. Até que ficou legal. Peguei uma dica num fórum: borrifar pouca tinta por demão, para que não escorra.
Essas peças vieram com os farois e eram na cor de bronze.
Um farol é acesso quando acionamos a lanterna. O outro, quando ligamos o farol.
Aqui só com a lanterna acionada.

Custo da brincadeira: R$ 10,00 da chapa (sobrou pra quando for trocar a ignição de local e ainda dá pra fazer um suporte para o velocímetro.) e R$ 13,00 do spray, que sobrou bastante para brincar de pintar outras partes da moto :-)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atualizando o projeto

O que eu fiz até agora:

  1. setas no guidão
  2. farol menor e preto
  3. alforges de couro
  4. banco solo (somente o do piloto)
  5. parafusos da placa

O que foi comprado mas não instalado:

  1. filtro de ar esportivo

Próximos passos:

  1. trocar o Guidão
  2. colocar a ignição na lateral
  3. modificar o painel, deixando somente as luzes espias e o velocímetro

Estou pesquisando como modificar o painel, já que ele ficou desproporcional em relação ao novo farol. O primeiro passo é criar um suporte para adaptar a ignição em outro local.

Trocando o farol

Ontem chegou o farol que encomendei. Enquanto trocava, aproveitei para desmontar o painel e ver como posso removê-lo, deixando somente o velocímetro e as luzes espias.



Chicote do painel





Aproveitei para "envelopar" a tampa do painel com papel contato. Não ficou uma maravilha mas serviu como treinamento.





Sobre o painel, tenho duas opções: criar um suporte para as luzes espias e o velocímetro ou colocar um painel digital. Na primeira opção, ainda precisarei de luzes separadas, já que a "caixa" é dupla, ou seja, são dois indicadores em cada suporte.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Piscas no guidão - Parte II


Os suportes do pisca chegaram. Aproveitei para organizar os cabos dos controles de punho, cabo do afogador e da embreagem, deixando tudo pronto para o farol que deve chegar semana que vem.






sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RVR Show Bike

Rvr Show Bike é um programa de TV que acompanho pela internet. Ele passa no interior de São Paulo e é apresentado pelo Carlão e o Adriano. Dentre várias coisas interessantes, tem o oficina studio, que as vezes dá uma dicas tipo "faça você mesmo".
Eis algumas que guardei: