domingo, 19 de fevereiro de 2012

Concluindo a primeira fase do projeto

Hoje foi dia de colocar a mão na massa.
Após um bom tempo parado por falta de grana, vendi o guidão antigo - semi seca-suvaco de 25cm - e comprei o velocímetro da Mirage 150, conforme dito em post anterior.
O velocímetro vem com odômetro total e parcial, indicador de seta, neutro e luz alta. Então, substitui praticamente todo o painel da M250, faltando somente o marcador de combustível - que na minha não funcionava - e o conta-giros.
Sobre o chicote elétrico do painel, a primeira ideia era comprar o conector e refazê-lo. Mas depois de um tempo pensando, percebi que a parte elétrica do novo painel era somente as luzes espias e a que ilumina o velocímetro. Então removi a fiação do conta-giros e do marcador de combustível, além de duas lâmpadas maiores, que não cabiam no novo painel. Removi os fios de um jeito que, caso necessário, possa recolocá-lo sem dificuldade.
Então, esbarrei no primeiro problema: os indicadores de setas na M250 são individuais. Já na M150, é um só. O primeiro teste foi ligar os dois indicadores para ver o que acontecia. Quando acionava uma seta, ambas piscavam, como pisca alerta. E a resposta do porque isso acontecia veio justamente do pisca alerta da M250 nova: sentido da corrente. Com os dois indicadores ligados, o que era acionado passava corrente para o outro, fazendo o pisca funcionar. Na Mirage injetada, há diodos que fazem com que a corrente circule somente em um sentido. Eis a solução: diodos. Um foi ligado entre o fio do indicador removido e o que ficou, não permitindo que a corrente do outro pisca passe para ele. O outro diodo, no fio do indicador que ficou. Assim, quando o pisca oposto fosse acionado, a corrente não passava. Resumindo, a corrente agora vai somente para a luz espia das setas.



Painel montado e testado:

O passo seguinte foi acertar a fiação para começar a pensar na ignição.

O passo seguinte foi a ignição na lateral. A que eu coloquei só tem a função de "fechar contato" entre a bateria e a parte elétrica da motoca. A original, quando na posição off ou lock, liga o negativo ao CDI. Vamos ver se a moto reclama dessa ausência.
A ideia, desde o início do projeto, era colocar a nova ignição na tampa lateral esquerda, que esconde as bobinas. Afastei as bobinas para dar espaço à nova peça, furei a tampa e instalei a ignição.



Não tirei fotos, mas refiz também a parte elétrica do farol, tirando as emendas.
Por fim, o resultado. A motoca está suja, mas amanhã dou um trato nela e tiro fotos descentes. 




Na próxima fase, pinto as partes cromadas com Preto vinílico fosco e reformo o acento.
A ultima coisa a ser feita é trocar os para-lamas.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Novo painel comprado

Como eu disse no post anterior, vendi algumas peças que estão sobrando da VN e comprei o novo painel. Decidi colocar o da Mirage 150, cujo velocímetro já vem com as luzes espias, além de odômetro parcial e total.
Seguindo o projeto, removi um painel. Removi também o painel original e montei o novo para teste. Agora falta fazer a parte elétrica.
Seguem as fotos:




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto parado por falta de grana, rs.

Infelizmente a grana acabou, daí tive que parar o projeto. Mas já anunciei algumas coisas pra levantar o dindim e, pelo menos, trocar o painel. O link para o anúncio: http://mirageiros.com/forum/viewtopic.php?f=32&t=391
Ainda sobre o painel, decidi colocar o velocímetro da Mirage 150, que já vem com as luzes espias. Preciso ver se a conexão do chicote elétrico é a mesma e como farei com a conexão da ignição, que vai para a lateral.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dica de pintura


Dica para quem, assim como eu, pretende pintar peças cromadas: preto vinílico fosco. Há sites que definem como tinta, outros como prime.

Uma descrição do produto:

Produto bicomponente indicado para promover adesão, proteção anticorrosiva em chapas metálicas e no pré tratamento de chapas de aço, alumínio, galvanizados, ligas de cobre e correlatos. Pode ser utilizado como acabamento fosco sobre cromados, frisos, parachoques e vidros.

Dica de como usar:

Preparo da Superfície
Lixar a superfície eliminando ferrugem ou partes soltas. Eliminar contaminantes oleosos ou pó com
um pano umedecido com solução desengraxante Anjo.
Modo de Usar
Catalisar na proporção de 2 partes de Preto Fosco Vinílico para 1 parte de catalisador. Aplicar uma
demão úmida ou duas demãos até cobrir a peça.

O Pedro, da FullKar, me disse para lavar usar lixa 1200. Disse também que o preto vinílico fosco aderi ao cromado. Depois, pode passar a tinta que quiser por cima.

Abraço.