domingo, 18 de dezembro de 2011

Sempre aprendendo - parte I

Sobre o pisca foguete pifado, agora pifou de vez :-) Vamos ao aprendizado:
Esse modelo de  pisca é de metal e vem somente com um fio: o positivo. O negativo é o aterramento, no chassi. O guidão que tinha na VN era cromado e o cromado é condutor. Como os piscas ficam parafusados nos manetes e estes estão em contato com o guidão, ficam aterrados. Acontece que o guidão, por mais que seja de metal, é pintado. Consequentemente não conduz corrente.
Então porque a seta da esquerda (ligada à embreagem) funcionou e a outra (ligada no freio) não? Há fios conectados no manete da esquerda, mas não me perguntem pra que servem, ainda não pesquisei. Já no do freio, há uma espécie de interruptor, que faz com que a luz de freio seja acionado quando pressionamos, mas os fios não tem contato com o metal.
E depois de cortar fio, soldar fio, testar lâmpada e quebrar a lâmpada, percebi que o problema era esse. A solução: fazer uma ponte entre o parafuso do suporte de metal que segura o cabo do acelerador (sim, o cabo é de metal e transmite energia) até o suporte do manete do freio. Funcionou.

Nenhum comentário: